Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de julho de 2013

CÍRCULO VICIOSO - Por machado de Assis


CÍRCULO VICIOSO
 Por Machado de Assis 
Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume; 
Quem me dera que fosse aquela loura estrela 
Que arde no eterno azul, como uma eterna vela!
Mas a estrela, fitando a lua, com ciume;
Pudesse eu copiar-te o transparente lume 
Que da grega coluna à gótica janela, 
Contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela!
Mas a lua, fitando o sol, com azedume; 
Mísera! tivesse eu aquela enorme, aquela 
Claridade imortal que toda a luz resume!
Mas o sol, inclinando a rutila capela; 
Pesa-me esta brilhante aureola de nume...
Enfara-me esta azul e desmedida umbela...
Porque nasci eu um simples vaga-lume? 
.
Pesquisa e Postagem: Nicéas Romeo Zanchett 

Nenhum comentário:

Postar um comentário