Total de visualizações de página

domingo, 23 de junho de 2013

O GÊNIO DA HUMANIDADE - Por Tobias Barreto



O GÊNIO DA HUMANIDADE 
 Por Tobias Barreto 
.
Sou eu quem assiste às lutas, 
Que dentro d'alma se dão, 
Quem sonda todas as grutas
Profundas do coração; 
Quis ver dos céus o segredo;
Rebelde, sobre um rochedo
Cravado, fui Prometeu;
Tive sede do infinito, 
Gênio feliz ou maldito, 
A humanidade sou eu. 
.
Ergo o braço, aceno aos ares, 
E o céu se azulando vai; 
Estendo a mão sobre os mares, 
E os mares dizem: passai!...
satisfazendo ao anhelo 
Do bom, do grande e do belo, 
Todas as formas tomei; 
Com Homero fui poeta, 
Com Isaías profeta,
Com Alexandre fui rei. 
.
Ouvi-me: venho de longe, 
Sou guerreiro e sou pastor; 
As minhas barbas de monge
 Tem seis mil anos de dor;
Entrei por todas as portas
Das grandes cidades mortas, 
Aos bafos do meu corcel, 
E ainda sinto os resabios 
Dos beijos que dei nos lábios]
Da prostituta Babel. 
.
E vi Pentapolis nua, 
Que não corava de mim, 
Dizendo ao sol: eu sou tua, 
Beija-me... queima-me assim! 
E dentro havia risadas
De cindo irmãs abraçadas
Em voluptuoso furor... 
Ânsias de febre e loucura, 
Chiando em polpas de alvura, 
Lábios em brasas de amor!...
.
Travei-me em lutas imensas, 
Por vezes, cansado e nu, 
 Gritei ao céu: em que pensas? 
Ao mar: de que choras tu? 
Caminho... e tudo o que faço
Derramo sobre o regaço
Da história, que é minha irmã; 
Chamem-me Byron ou Goethe, 
Na fronte do meu ginete
Brilha a estrela da manhã. 
.
E no meu canto solene
Vibra a ira do Senhor; 
Na vida, nesse perene
Crepúsculo interior, 
O ímpio diz: anoitece! 
O justo diz: amanhece
Vão ambos na sua fé...
E às tempestades que abalam 
As crenças d'alma, que estalam, 
Só eu resisto de pé!...
.
De Deus ao imenso ouvido
A Humanidade é um tropel, 
E a natureza um ruído
Das abelhas com seu mel, 
Das flores com seu orvalho, 
Dos moços com seu trabalho
De santa e nobre ambição, 
De pensamentos que voam,
De gritos d'alma, que ecoam
No fundo do coração!...
.
                       BREVE BIOGRAFIA de Tobias Barreto
                       Tobias Barreto de Menezes,  poeta, político, filósofo, orador e jurisconsulto, nasceu em Sergipe a 7 de Junho de 1839 e faleceu a 26 de Junho de 1889. Foi o representante da filosofia alemã no estudo das ciências jurídicas. escreveu: "Dias e Noites", poesias; "Ensaios e Estudos de Filosofia Crítica", 1889; "Questões Vigentes"; "Comentário teórico e crítico do código criminal brasileiro; "Estudos  alemães, filosofia, direito, literatura e crítica". 
Nicéas Romeo Zanchett 

Nenhum comentário:

Postar um comentário