Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de junho de 2013

AMOR IDEAL - Por Ausias March



AMOR IDEAL 
 Por Ausias March 
.
No amor descobre minha fantasia 
Segredos que ninguém há imaginado;
Para mim sua noite é claro dia
Vivo do que ele nunca hão provado. 
.
Tanto amor na minha alma se extasia
Que crê que a hei do corpo separado; 
E não se acha no nome o meu anseio
A não ser no que deixa o corpo feio. 
.
Minha carne não tem amor sensível, 
É só a alma que o amor deseja; 
Do fogo escuro e vil não é possível
Que eu, assim vos querendo, ardido seja; 
À alma vou perfeita e invisível, 
A qual me rege, manda, e sempre reja, 
E de outras coisas falo, trato e peço
Que o amador de baixo amor possesso. 
.
Se amor fora substância razoável, 
Ou o julgara quem está penando, 
Pagando ao mau, ao bom, ao mui louvável
Eu por mim fora um Fênix bem amado. 
Desejo limpo tenho e não variável; 
Conforme os meus sentidos desejado; 
E como ha outro em mim que o senhoreá, 
Onde ele está não cabe coisa feia. 
.
Diógenes seus bens para  elevar-se 
Para o mar atirou onde passava; 
Não quis em coisas baixas ocupar-se 
Que só o bem supremo imaginava; 
Pois eu, como no amor imaginasse, 
E só o bem da alma encaminhava, 
Todo o amor deixei baixo e profano, 
Julgando que estorvasse o sobre-humano.

.
Os naturais não hão nunca alcançado
Muitos segredos que há na experiência; 
Só aquele que passa é revelado, 
Que ninguém o alcançou nunca por ciência; 
Primores me há o amor manifestado
Que outro não entendeu pela prudência;
 E quando o digo, eu anseio e toco, 
Desmentem-me, dizendo que sou louco.  
.
             BREVE BIOGRAFIA de  Ausias March 
              Ausias March, poeta espanhol, nasceu em Valência nos fins do século XIV, e morreu em 1460. Pertencia a alta nobreza, era senhor de Beniarjo e membro das côrtes de valência em 1446. Chamaram-lhe "O Petrarca da Catalunha", afirmando-se que chegou a igualar o cantor de Laura em elegância, conceito e harmonia; ainda que como aquele contribuísse para a formação da língua, que elevou a um alto grau de perfeição, os seus sentimentos eram mais reais e não se deixava seduzir pelo falso brilhantismo e pela artificialidade das imagens.  
Nicéas Romeo Zanchett 
LEIA TAMBÉM >>>> GOTAS DE LITERATURA UNIVERSAL
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário