Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

AMOR E ÓDIO

                                     AMOR E ÓDIO
 Amor e ódio são sentimentos tão intensos que podem até matar.
O mundo ideal está dentro de cada um de nós.
Como Nelson Mandela, precisamos aprender perdoar sempre. Como São Francisco de Assis, que tanto amava e se compadecia dos animais, precisamos de mais compaixão.
Todas as paixões podem ser excitadas em nós sem que, de maneira alguma, percebamos se o objeto que as origina é bom ou mau. Temos amor pelas coisas que se nos apresentam como boas e convenientes para nós. Todavia aquelas coisas que se nos afiguram prejudiciais aos nossos interesses, nos levam a considerá-las como más e nos excitam o ódio.
Os remorsos são frutos de nossas ações impensadas. Tal como precedentes paixões, não dizem respeito ao futuro, mas sim ao presente e ao passado.
A glória nasce da opinião favorável que os outros possam fazer do bem que em nós existe, tal como a vergonha é a censura que possam fazer-nos pelo mal que tivermos praticado.
O bem, que os outros praticam, desperta em nós a estima, mesmo que não sejamos os favorecidos. Entretanto, quando este bem é para nós, além da estima, desperta a nossa gratidão.
O mal feito por alguém para alguém  que não sejamos nós, excita anossa indignação, enquanto que aquele que nos é feito, além da indignação, desperta em nós a cólera e o ódio.
Somos apenas seres humano, com defeitos e qualidades, vivendo num mundo em constante mutação.
FELIZ ANO NOVO A TODOS!
Nicéas Romeo zanchett
http://asfabulasdeesopo.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário