Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CANÇÃO DE MIGNON - Por Goethe

                               CANÇÃO DE MIGNON - Por Goethe
Conheces a região do laranjal florido?
Ardem, na escura fronde, em brasa os pomos d'ouro,
No céu azul perpassa a brisa n'um gemido,
A murta nem se move e nem palpita o louro...
Não a conheces tu?
                    Pois lá... bem longe, além
Quisera ir-me contigo ó meu querido bem!
.
A casa, sabes tu? em luzes brilha toda,
E a sala e o quarto. O teto em colunas descansa.
Olham, como a dizer-me, as estátuas em roda:
- Que fizeram de ti, ó misera criança!
Não a conheces tu?
                     Pois lá...bem longe, além
Quisera ir-me contigo, ó meusenhor, meu bem!
.
Conheces a montanha ao longe enevoada?
A alimaria procura entre nevoas a estrada...
Lá, a caverna escura onde o dragão habita,
E a rocha d'onde a prumo a água se precipita...
Não a conheces tu?
                     Pois lá... bem longe, além,
Vamos, ó tu meu pai e meu senhor, meu bem!
.
A personagem de Mignon foi criada por Goethe no seu romance  "Wilhelm Meister".  Mignon cai nas mãs de dançarinos de corda, e é depois recolhida por Wilhelm Meister, por quem ela se afeiçôa profundamente. A popularidade dessa personagem é devida sobretudo à canção que Goethe põe em sua boca, exprimindo com extraordinária e penetrante melancolia a saudade da pátria perdida.
Nicéas Romeo Zanchett
http://gotasdeculturauniversal.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Bela tradução! Posso usar citando seu nome?
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro amiga. Fico feliz que tenha gostado. BJS.

      Excluir
  2. CANÇÃO DE MIGNON, POR GOETHE. POIS LÁ... BEM LONGE, ALÉM QUISERA IR-ME CONTIGO Ó MEU QUERIDO BEM.,abgail toledo..

    ResponderExcluir