Total de visualizações de página

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CANÇÃO DE MIGNON - Por Goethe

                               CANÇÃO DE MIGNON - Por Goethe
Conheces a região do laranjal florido?
Ardem, na escura fronde, em brasa os pomos d'ouro,
No céu azul perpassa a brisa n'um gemido,
A murta nem se move e nem palpita o louro...
Não a conheces tu?
                    Pois lá... bem longe, além
Quisera ir-me contigo ó meu querido bem!
.
A casa, sabes tu? em luzes brilha toda,
E a sala e o quarto. O teto em colunas descansa.
Olham, como a dizer-me, as estátuas em roda:
- Que fizeram de ti, ó misera criança!
Não a conheces tu?
                     Pois lá...bem longe, além
Quisera ir-me contigo, ó meusenhor, meu bem!
.
Conheces a montanha ao longe enevoada?
A alimaria procura entre nevoas a estrada...
Lá, a caverna escura onde o dragão habita,
E a rocha d'onde a prumo a água se precipita...
Não a conheces tu?
                     Pois lá... bem longe, além,
Vamos, ó tu meu pai e meu senhor, meu bem!
.
A personagem de Mignon foi criada por Goethe no seu romance  "Wilhelm Meister".  Mignon cai nas mãs de dançarinos de corda, e é depois recolhida por Wilhelm Meister, por quem ela se afeiçôa profundamente. A popularidade dessa personagem é devida sobretudo à canção que Goethe põe em sua boca, exprimindo com extraordinária e penetrante melancolia a saudade da pátria perdida.
Nicéas Romeo Zanchett
http://gotasdeculturauniversal.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Bela tradução! Posso usar citando seu nome?
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. CANÇÃO DE MIGNON, POR GOETHE. POIS LÁ... BEM LONGE, ALÉM QUISERA IR-ME CONTIGO Ó MEU QUERIDO BEM.,abgail toledo..

    ResponderExcluir