Total de visualizações de página

domingo, 9 de julho de 2023

A MORENINHA - Por Bruno Seabra

 .


Moreninha, dás-me um beijo?

- E o que me dá meu senhor?

- Este cravo...

- Ora, scravo! 

De que me serve uma flor? 

Há tantas flores no campos!

Hei de agora, meu senhor, 

Dar-lhe um beijo por um cravo?

É barato; guarde a flor.

.

- Dá-me um beijo, moreninha, 

Dou- te- um corte de cambraia, - 

- Por um beijo tanto pano!

Compro de graça uma saia!

Olhe que perde na troca, 

Como eu perdera co'a flor; 

Tanto pano por um beijo...

Sai-lhe caro, meu senhor. 

-Anda cá... ouve um segredo...

- Ai, pois quer fiar-se em mim? 

Deus o livre; eu falo muito,

Toda a mulher é assim...

E um segredo... ora um segredo...

Pelos modos que lhe vejo

Quero meu beijo de graça,

Um segredo por um beijo! ?

.

Quero dizer-te aos ouvidos

Que tués uma rainha...

Acha.pois? e o que tem isso? 

Quer ser rei, por vida minha?

- Quem dera que tu quisesses ...

Não duvide, que o farei; 

Meu senhor case com ela, 

A rainha o fará rei...

.

Casar-me? ... ainda sou tão moço...

- Como é criança esta ovelha!

Pois eu para beijar crianças,

Adeusinho, já sou velha. 


Nicéas Romeo Zanchett

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário