Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de julho de 2018

AMOR ENTRE ENGIDU E A SACERDOTISA


Um poema da antiguidade 
Extraído de Contos de Ishtar. 
.
Ei-lo mulher! 
Abre teu cinto, 
Descobre teus encantos 
Para que ele te fareje!
Não exites, apanha-o! 
Quando ele te vir, há de apaixonar-se.
Abre então tua veste para que ele se deite sobre ti!
Excita-lhe o êxtase, esse trabalho da mulher. 
Então ele se tornará estranho aos seus animais, 
Aos que nos campos cresceram com ele. 
Seu peito se apertará contra o teu.""

.
Então a sacerdotisa desapertou o cinto, 
Desvendou seus encantos
Para que ele a farejasse.
Ela não hesitou, tomou-o
Abriu a veste para que ele a cobrisse, 
E excitou nele o êxtase, trabalho da mulher. 
Seu peito apertou-se contra o dela
E Egidu esqueceu onde havia nascido.
Este poema de luxúria é do tempo de Gilgamesh.

Conta a história antiga que:
Engidu vivia com os animais e com eles se satisfazia.
Durante seis dias e sete noites Engidu permaneceu como a mulher sagrada. Quando se cansa do prazer, procura seus amigos animais e, como não os vê, entristece. Mas a sacerdotisa o censura: 
"Tu que és soberbo como um deus, por que vives entre os animais dos campos? Vem, vou conduzir-te  a Uruk , onde está Gilgamesh, cujo poder é supremo". Engidu segue-a dizendo: "Leva-me para onde está Glgamesh. Lutarei com ele e demonstrarei minha força, para que os deuses e os maridos se agradem." Mas Gilgamesh o vence, primeiro em força, depois em bondade; Tornam-se amigos; marcham juntos para proteger Uruk, atacada por Elam; e voltam triunfantes. Gilgamesh "retira seu arnez de guerra, veste-se de branco, enfrenta com a real insígnia e põe a diadema." É quando a insaciável Ishtar, tomada de amor, ergue para ele os seus grandes olhos e diz:
"Vem Gilgamesh, vem ser meu esposo! Teu amor, dá-mo como um presente; tu serás meu esposo e eu serei tua esposa. Eu te porei numa carruagem de lápis-lazúli e ouro, com rodas douradas, momtadas em oxis; serás puxado por grandes leões e entrarás em nossa casa dentro do incenso do cedro... Toda a terra perto do mar abraçará teus pés, reis se curvarão diante de ti, e te trarão, como tributos, os dons das montanhas e das planícies. 
.
Mas, Gilgamesh repele-a, e recorda o duro fado por ela infligido a diversos amantes, inclusive Tammuz, um falcão, um garanhão, um leão e um jardineiro. 
"Tu me amas agora", disse ele; depois tu me baterás, como fizeste a estes". 

Pesquisa e postagem: Nicéas Romeo Zanchett 


Nenhum comentário:

Postar um comentário